Evitar um problema de coluna não é tão difícil assim. Mais ou menos 50% de um tratamento consiste em pequenas mudanças no dia-a-dia. São coisas corriqueiras, insignificantes até — mas que juntas, contribuem, e muito, para potencializar uma dor lombar, por exemplo.

Eis abaixo uma pequena lista de 9 dicazinhas simples e rotineiras que já provocaram dores de coluna em muitos pacientes na nossa clínica (em ordem cronológica — ou seja, do levantar ao deitar):

  • 1. Ao acordar, levantar-se da cama rápido demais. Realizar alguns alongamentos orientados pelo seu ortopedista, Quiropraxista ou fisioterapeuta, podem fazer toda a diferença. Convém também virar de lado com calma para levantar — usando os braços como alavanca.

  • 2. Curvar as costas para escovar os dentes. A musculatura paravertebral, meio rígida após uma noite de sono, pode deixar a coluna propensa à danos. Dobrar um pouco os joelhos resolve o problema. Um pequeno banquinho para apoiar um dos pés pode ajudar bastante. E, se necessário, adaptar o espelho na altura desejada de cada pessoa.

  • 3. Enxugar as pernas após o banho. Neste quesito, inclui-se também ensaboar e raspar as pernas durante a ducha. É impressionante a quantidade de pessoas que se machuca fazendo exatamente essas atividades. Basta investir uns poucos reais na compra de um banquinho de plástico, deixá-lo permanentemente no banheiro e sentar-se para realizar tais tarefas.

  • 4. Entrar no carro de mal jeito. O correto é sentar-se primeiro, e depois colocar as pernas para dentro do carro. Entrar no carro de qualquer maneira envolve rotação da região lombar, pélvica e do quadril. Muitas Síndromes do Piriforme começam assim. (Ver Artigo 17 e Artigo 128)

  • 5. Trabalhar num ambiente ergonomicamente incorreto. Isto foi até assunto de algumas discussões anteriores (veja Artigo 1, Artigo 2 e Artigo 3). Intervalos regulares de 5 minutos a cada 50 minutos trabalhados, cadeira com bom suporte lombar e computador na altura adequada são alguns dos pontos discutidos nestas resenhas. Mas não esqueçamos o quão também é importante trabalhar num ambiente emocionalmente salubre (ver Artigo 101).

  • 6. Assistir televisão refestelado ou deitado de qualquer jeito no sofá. Simplesmente horrível para a coluna. Melhor seria sentar-se com algum tipo de suporte nas pernas, ou numa poltrona reclinável como uma “cadeira do papai”. Além de ser uma delícia, ainda é ergonômica!

  • 7. Ler ou assistir televisão ou mexer no celular deitado na cama. Quem nunca, né? Mas é duplamente horrível para a coluna. De bruços, força a região lombar. De barriga para cima, força o pescoço. De qualquer jeito, a coluna perde. O ideal seria ler ou futucar o celular na mesa com um suporte para livros para não dobrar o pescoço (resta saber quem realisticamente vai fazer isso). Ou adquirir uma espécie de travesseiro ou encosto triangular para minimizar a carga nas nossas costas.

  • 8. Sexo! Pra começo de conversa, fazer amor até faz bem à coluna. Movimenta a região pélvica e faz com que o corpo produza vastas quantidades de endorfinas. Não obstante (e quem tem dor de coluna entenderá), há certas posições que, embora divertidas, não são exatamente o que chamamos de, vamos disser assim, “ergonomicamente corretas”. De qualquer maneira, o tal do tango horizontal até já rendeu um artigo inteiro dedicado ao assunto (ver Artigo 76). É surpreendente o número de pacientes que se machuca na “hora do vamo ver”. Afinal de contas, atletas de final-de-semana podem incluir os atletas de alcova, como dizia o apresentador Faustão. Eufemismos à parte, vale aqui o velho ditado: prudência e canja de galinha não fazem mal à ninguém. Mas difícil mesmo é conter o entusiasmo…

  • 9. Dormir de brucos. Simplesmente a pior posição para a coluna. Rotação excessiva para o pescoço e aumento de pressão intradiscal para a lombar (veja Artigo 166). Dormir de lado, com um travesseiro entre as pernas é o ideal. E descansar a cabeça noutro travesseiro que tenha altura suficiente para proporcionar um ângulo de 90º entre o pescoço e o ombro. Ou dormir de barriga para cima com um bom travesseiro que provoque a lordose cervical e outro debaixo dos joelhos. (Ver Artigo 59)

São 9 pequenas recomendações muito úteis no consultório que podem fazer uma diferença enorme no seu dia a-dia e no do seu paciente. Os da nossa clínica nos agradecem constante e efusivamente.

Estas dicas que ajudam a poupar sua coluna e prevenir dores nela, fazem que fiquemos com meio caminho andado no tratamento — tanto de quem recebe, quanto de quem dá.