Discorremos em artigos anteriores sobre a importância das Vitaminas A (artigo 84), B (artigo 95), C (artigo 36) , D (artigo 66) e E (artigo 108) na manutenção do sistema nervoso e na constituição (e recuperação de problemas) da coluna vertebral. Os minerais são tão essenciais quanto as vitaminas neste processo. Na Química, a Tabela de Elementos lista cerca de 250 componentes. Destes, 91 são considerados minerais — substâncias inorgânicas encontradas na natureza com uma composição química definida e estrutura física característica.
Um parêntese: vale lembrar que 96% de qualquer estrutura orgânica é composta de 4 elementos básicos: Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), e Nitrogênio (N). A combinação de H + O produz água. Se somarmos C + H + O temos a matéria-prima da gordura. E se adicionarmos N a C + H + O temos a fórmula da proteína. 66% do corpo humano (feminino ou masculino) é composto de água. Ambos os sexos possuem 15% de proteínas, mas os homens tendem a ter 15% de gordura e as mulheres 20%.
Dos 91 minerais existentes na natureza, somente 21 (subdivididos em 07 macrominerais e 14 microminerais) são considerados essenciais ao corpo humano. Possuem funções específicas, mas só precisamos deles em quantidades minúsculas. Suas funções mais básicas são: servir de cofatores para as enzimas; manter o equilíbrio ácido-base; e manter a pressão osmótica. Os outros 70 minerais são considerados não-essenciais, e podem até ser tóxicos quando ingeridos em quantidade excessiva.
Os 7 macrominerais são: Cálcio (Ca), Fósforo (P), Enxofre (S), Sódio (Na), Potássio (K), Cloro (Cl) e Magnésio (Mg). Cada um deles tem um relacionamento específico e especial com a coluna e o sistema nervoso.
Dos 14 micro-minerais (Ferro, Iodo, Zinco, Manganês, Cobre, Molibdênio, Selênio, Crômio, Cobalto, Flúor, Vanádio, Estanho, Níquel e Silicone), pelo menos 08 tem ligação direta com a coluna ou com o sistema nervoso:
E é por essas e outras, caros leitores, que uma dieta balanceada (e devidamente “mineralizada” com a anuência de um nutricionista) é imprescindível para uma coluna saudável e um sistema nervoso livre de empecilhos, ingrisilhas e interferências. Adicione à esta receita uma boa dose de exercícios e Quiropraxia, que teremos excelente qualidade de vida. Pronta para servir e desfrutar.