A quantidade dos livros oferecidos no mercado editorial brasileiro sobre coluna para o público leigo tem melhorado a cada ano. Mas claudica — especialmente quando comparada com o mercado americano. Ainda assim, algumas obras têm teimosamente aparecido nas livrarias que ainda restam — ou, pelo menos nos sebos, quando usadas.
Para os que não querem escarafunchar verdadeiros calhamassos com informações técnicas que só interessam aos profissionais da área da saúde, eis aqui uma lista de pequenos livros que vão direto ao assunto. Básicos, simples e fáceis de entender. E que podem tranquilamente ser indicados aos pacientes.
São 9 livros pequenos e simples, mas de enorme valia para uma consulta rápida. Os leitores mais atentos notarão que, ao clicarem em cima dos títulos, serão direcionados para um site de livros usados, ondem podem adquirí-los por um precinho mais que acessível. Sim, porque a vasta maioria está fora de circulação. Mas essas pequenas obras-primas são geralmente encontradas nos sebos que ainda teimam de existir neste nosso país de leitura precária. E podem fazer uma grande diferença para o paciente na hora de tirar dúvidas sobre coluna. Bom para ter na biblioteca no consultório.
Em tempo: nos últimos anos foram publicados alguns livros escritos por Quiropraxistas tupiniquins que valem a pena serem adquiridos e lidos — e resenhados e discutidos num artigo futuro.