Criada em 1980 pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a Reeducação Postural Global (R.P.G.) é um tratamento que trata as desarmonias do corpo humano de acordo com as necessidades individuais de cada paciente (já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas). O método, realizado exclusivamente por fisioterapeutas, considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo. E trata, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura corporal.

Nossa postura viciosa nas atividades diárias, no trabalho, e até no esporte, predispõe a coluna a ficar mais suscetível a esforços que podem futuramente trazer alterações e desarmonia para toda a estrutura corporal. O método une conceitos de:

  • INDIVIDUALIDADE (as pessoas não são iguais);

  • CAUSALIDADE (busca as causas do sintoma — dor);

  • GLOBALIDADE (trata o paciente e não a doença).

Ao sofrermos uma contusão, a primeira reação do corpo é tentar proteger a lesão para evitar a dor. Cria-se automaticamente um mecanismo de “compensação” para evitar o problema inicial. Torcer o tornozelo, por exemplo, enrijece a musculatura e transfere para a outra perna o apoio corporal. Mancamos com o propósito de evitar a dor. Mas isso, de acordo com Souchard, acarreta também uma série de compensações em todo o corpo que acaba nos levando a uma postura viciosa.

Analisando mais a fundo o significado do acrônimo “R.P.G.”, o termo Reeducação Postural tem como objetivo alongar os músculos que sustentam a postura, já que são estruturas fortes e mais sujeitas à lesões. Além disso, trabalha os músculos dinâmicos — aqueles responsáveis pelos movimentos que realizamos ao longo do dia, proporcionando assim a harmonia necessária para que o individuo tenha uma mobilidade adequada na realizações das funções diárias. A palavra Global indica a necessidade de tratar todo o corpo ao mesmo tempo, visando a melhora da postura, da cosciência corporal (propriocepção) e por fim, do equilíbrio do sistema músculo-esquelético.

É uma técnica indicada não só para dores em geral (principalmente as da coluna vertebral), como também para as patologias neuromusculoesqueléticas, que incluem desvios como hipercifose, hiperlordose, escoliose, pés chatos, problemas nos joelhos, tendinites, lesões por esforço repetitivo (LER/DORT), recuperação pós-traumas, problemas neurológicos, e lesões causadas por esporte.

A palavra-chave neste tipo de tratamento é a respiração, realizada por meio de uma expiração forçada e prolongada. De acordo com Elaine Garrido, fisioterapeuta especializada em R.P.G. e colaboradora deste artigo, “as pessoas desenvolvem uma respiração torácica e curta devido ao estresse do dia-a-dia. Ocorre então um aumento de tensão na região cervical e cintura escapular, que se traduz posteriormente em dores e contraturas. O trabalho de R.P.G. promove a conscientização da respiração, tornando-a mais abdominal e prolongada. Assim, a musculatura da caixa torácica, em equilíbrio com a cintura escapular e coluna dorsal, promove um relaxamento dos músculos do pescoço e ombro, que se encontram contraídos excessivamente”.

Mas, enfim, o que é exatamente uma postura ideal? A dra. Elaine Garrido, parafraseando Philippe Souchard, atesta que “é aquela que nos possibilite entrar em abertura, fechamento, postura ereta e agachamento a qualquer hora, sem grande esforço, dependendo do aspecto psicocomportamental. Os nossos principais gestos dependem primordialmente de um bom equilíbrio estático, pois é através deste que o corpo se mantém na chamada ‘bipedestação’. Portanto, se a função estática corporal estiver em harmonia, o desencadeamento dos movimentos também estará”.

Não existe uma postura considerada ideal para todos os indivíduos. Cada pessoa deve utilizar o corpo que possui e tirar o melhor proveito possível dele. O que deve ser eliminado durante o tratamento são os excessos e os vícios de postura, que fazem com que o paciente tenha perda funcional. As posturas globais devem ser feitas simetricamente para dar informações proprioceptivas (situam as diferentes partes de nosso corpo em relação ao conjunto em uma determinada posição no espaço).

Manipulação vertebral por meio da Quiropraxia otimiza ainda mais os efeitos deste método.

Reeducação Postural Global é uma forma altamente eficaz de tratar e prevenir a alteração postural. Fortalecimento e alongamento de determinados músculos são de grande importância para uma boa manutenção da postura.

A R.P.G. almeja alcançar os objetivos de prevenir lesões e assim melhorar a nossa tão sonhada qualidade de vida. Quiropraxia complementa-a e vice-versa!