Modern Family foi um seriado no formato de “documentário fictício” — bem ao estilo de The Office (2005-2013). O intuito do programa foi meio que subverter os conceitos familiares do novo milênio. Lançada em 2009 nos Estados Unidos e encerrada em 2020, ganhou 22 Emmys™ — incluindo o de Melhor Série de Comédia por 4 anos seguidos (2010 a 2014).
A série retrata as aventuras e desventuras de três núcleos familiares interligados um ao outro:
Em seu primeiro ano, Modern Family conquistou 9,3 milhões de telespectadores nos EUA e foi indicada ao Globo de Ouro de melhor série (musical ou comédia) duas vezes. Com um roteiro ágil, uma câmera nervosa, atores afinados e produção caprichada, as tramas leves levavam os espectadores ao deleite.
“Logo nas primeiras cenas, a sitcom Modern Family deixa claro o universo que pretende satirizar: a gama de novos arranjos familiares que grassam na sociedade americana contemporânea — e o modo politicamente correto como aos poucos se passou a ver os mesmos” (VEJA, 05/05/2010). “O plot minimalista interage diretamente com o público, visto que os acontecimentos da série coincidirão, em algum momento, com a experiência cotidiana do espectador. O roteiro é igualmente simples, mas a engenhosidade com a qual é elaborado consegue compor sacadas geniais. Cada episódio é executado com bastante minúcia desde a direção à sua montagem final. Sabe quando você assiste a uma série ou a um filme e percebe que cada olhar, gesto ou momento de silêncio faz sentido? Esta é a ideia que Modern Family expõe, a de que cada elemento presente em cena tem um propósito demarcado.” (Plano Crítico, 26/05/2014)
A linguagem televisiva, bem documental, espelha os reality shows que fustigam e castigam nossa televisão desde a última década. Só que, ao invés de famílias de roqueiros aposentados e crianças mal-educadas, somos premiados com um seriado vibrante e muito engraçado.
É bem melhor do que acompanhar big brothers desmiolados correndo atrás de seus quinze minutos de fama. Sim, Andy Warhol deve estar se revirando no túmulo…
E a coluna lombar de Jake Pritchett, nas temporadas seguintes, parece ter se acomodado aos solavancos da patroa.