Uma análise sistemática de imagens para melhor servir seu paciente.
Nódulos de Schmorl e anormalidades congênitas da coluna vertebral parecem triviais, mas requerem uma certa adaptação na sua técnica de ajustamento. Fraturas e siringomielia parecem complicadas para tratar, mas nem sempre é o caso. Este mini-workshop visa esclarecer alguns pontos não muito conhecidos em imagens para maximizar os efeitos do seu tratamento.
Algumas curiosidades:
- Além de transtornos discais, nódulos de Schmorl são as anormalidades mais comuns vistas nas ressonâncias magnéticas de pessoas sem dores nas costas — 19% da população.
- Síndrome de Klippel-Feil foi encontrada em fósseis datando da Idade da Pedra. O faraó Tutancâmon, acredita-se, sofria disso.
- Defeitos congênitos da coluna vertebral, além da genética, podem ser causados por uma deficiência vitamínica. E ocorrem em 12% da população mundial.
- No período de 01 ano, 15% dos estadunidenses sofrem de dores no pescoço por pelo menos 01 dia. Apesar disso o estado da musculatura cervical é frequentemente ignorado nos laudos de CT e RM.
Objetivos
Local:
BESIDE-SP
Av. Paulista, 807 – CONJ 904 – Bela Vista
São Paulo, São Paulo
Data e Horário:
Sábado, 19 de outubro das 18h00 às 22h00.
Dr. Iury Rocha, DC
PALESTRANTE
Ministra, desde 2016, seminários sobre aplicações clínicas de imagens no Brasil e América Latina. Há mais de duas décadas em suas clínicas na Bahia e no Distrito Federal, utiliza radiografias, tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas como ferramenta de diagnóstico clínico e como um meio de construir e estabelecer pontes de cooperação multidisciplinar. Tem empregado com sucesso a Técnica Logan no tratamento de casos considerados difíceis, e que não comportavam ajustamentos tidos como tradicionais.